Quero vender meu imóvel , quais documentos necessários, o que devo fazer?
Quero vender o meu imóvel , quais documentos necessários?

Quero vender o meu imóvel, o que devo fazer e quais os documentos necessários?
Em primeiro lugar deve ser feita uma análise de toda a documentação do imóvel, matrícula, IPTU, verificar se existe a falta de alguma averbação, é necessário verificar se o imóvel está alienado ou não e se essa alienação tem algum impedimento para a venda, se estiver alienado a uma instituição financeira será feito o interveniente quitante e para isso as parcelas devem estar em dia, verificar se existe divida de IPTU e de condomínio.
Os documentos pessoais dos vendedores devem ser analisados de forma minuciosa, é necessário fazer essa análise para evitar problemas futuros, deverá analisar aos seguintes documentos e situações: RG ou CNH estão dentro do prazo de validade? Mudou o regime de casamento? Ou mudou o estado civil? Está com alguma restrição no CPF? mudou sobrenome? Deixou de votar em alguma eleição? Caiu na malha fina da receita federal? Está regular com o sistema da receita federal? Possui alguma ação trabalhista em andamento? , existe outro tipo de averbação ou alienação na matrícula que possa impedir a venda? .
Fora a análise dos documentos pessoais dos vendedores é necessário apresentar diversas certidões do imóvel ao banco, afinal de contas seu imóvel está sendo analisado para ser a garantia da instituição financeira , por isso eles exigem diversos documentos para evitar problemas , não perderem dinheiro e nem sofrerem ação judicial pela falta de atenção a esta análise.
Mais de 85% dos compradores no Brasil utilizam a forma de financiamento habitacional para adquirir o crédito e comprar o seu imóvel, por isso é necessário que a documentação do imóvel esteja regular .
Não basta querer vender é preciso se adequar as exigências de cada instituição financeira, cada banco tem uma forma diferenciada de trabalhar as regras mudam de acordo com a instituição, as exigências são diferentes de acordo com cada processo, não existe um financiamento igual ao outro, lembre-se falamos de pessoas e cada um é diferente do outro (inclusive em sua vida financeira) , por isso cada documentação é diferenciada a única coisa em comum é que todos os documentos devem estar de acordo com a exigência de cada Banco, por isso você que é vendedor faça a sua parte para não perder sua venda e em gastar dobrado.
Na dúvida contrate uma advogada especialista em Direito imobiliário ela vai te auxiliar a superar essa etapa inclusive te orientando e verificando o contrato, as cláusulas, e as certidões necessárias para que sua venda seja um sucesso.
Segue alguns documentos exigidos para os compradores:
RG com CPF (atenção a validade)
Certidão de casamento ou de Nascimento tem que ser (atualizada)
Comprovante de residência
Do imóvel:
Matrícula atualizada
Certidão negativa de tributos imobiliários
Certidão negativa de condomínio
IPTU (carnê) normalmente a xerox segunda folha onde consta as informações de metragem do imóvel , numero de registro da prefeitura.
Soraya Borges – Advogada em Pinheiros (Faria Lima) | Divórcio, Direito Imobiliário, e Direito Criminal
