Quero vender meu imóvel, o que é preciso para vender meu imóvel
Quero vender meu imóvel , quais documentos necessários

Quero vender o meu imóvel, o que devo fazer e quais os documentos necessários?
Em primeiro lugar deve ser feita uma análise de toda a documentação do imóvel, matrícula, IPTU, se existe a falta de alguma averbação, é necessário verificar se o imóvel está alienado ou não, se não estiver quitado deve ser feito o interveniente quitante (entre bancos), para isso as parcelas devem estar em dia, verificar se existe divida de IPTU e condomínio, verificar se esse imóvel está de acordo para a avaliação do engenheiro e se cumpri as exigências das instituições financeiras, é importante verificar tudo isso, pois, mais de 80% dos imóveis vendidos no Brasil quem compra faz através de financiamento habitacional, existem algumas averbações na matrícula que podem impedir que se realize esse financiamento e consequentemente a venda.
É importante que os vendedores estejam atentos se o seu imóvel está apto a venda, não basta apenas a vontade e sim a regularização de toda a documentação.
Lembrando que após assinatura do contrato, pode ocorrer a cobrança de multa caso os vendedores ou o imóvel não estejam em dia com a documentação e por esse motivo ocorra impedimento para a compra por parte dos compradores, isso é quebra de contrato e a multa normalmente é alta.
Os documentos dos vendedores :
Devem ser analisados de forma minuciosa, é necessário fazer essa análise para evitar problemas futuros, atenção aos seguintes documentos e situações:
RG ou CNH estão dentro do prazo de validade? Mudou o regime de casamento? mudou o estado civil?
Está com alguma restrição no CPF? mudou sobrenome? Deixou de votar em alguma eleição?
Caiu na malha fina da receita federal? Está regular com o sistema da receita federal? Possui alguma ação trabalhista em andamento? .
Fora a análise dos documentos pessoais dos vendedores é necessário apresentar diversas certidões do imóvel ao banco, afinal de contas seu imóvel está sendo analisado para ser a garantia da instituição financeira , por isso eles exigem diversos documentos para evitar problemas futuros ,não perderem dinheiro e nem sofrer ação judicial pela falta de atenção a esta análise.
Mais de 80% dos compradores no Brasil utilizam a forma de financiamento habitacional para adquirir o crédito e comprar o seu imóvel, por isso é necessário que a documentação do imóvel esteja regular .
Não basta querer vender é preciso se adequar as exigências de cada instituição financeira, cada banco tem uma forma diferenciada de trabalhar as regras mudam de acordo com a instituição, as exigências são diferentes de acordo a cada processo, lembre-se falamos de pessoas e cada um é diferente do outro (inclusive em sua vida financeira) , por isso cada documentação é diferenciada a única coisa em comum é que todos os documentos devem estar de acordo com a exigência de cada Banco, por isso você que é vendedor regularize.
E toda imobiliária ou corretor colocam uma cláusula dizendo que a responsabilidade pelo financiamento habitacional é de quem está comprando, mas não dizem que se ocorrer a negativa por culpa dos vendedores que esses terão que pagar a multa pela quebra do contrato.
#vendadeimoveis
#advogada
#imoveis
#corretora
#vendas
#vendoapartamento
#regularizacaodeimoveis
#iptu
#cobrancaiptu
#venderapartamento
#venderterreno
#vendoimovel
#assessoriavendas
#assessoriajuridica
#imoveissp
#terrenoavenda
#regularizeimovel
#regularimoveis
#regularimoveis
#regulamentarsaopaulo
#regulamentarimovel
Soraya Borges – Advogada em Pinheiros (Faria Lima) | Divórcio, Direito Imobiliário, e Direito Criminal
