Quero vender meu imóvel, o que é preciso para vender meu imóvel

Assessoria

Quero vender meu imóvel , quais documentos necessários

Quero vender o meu imóvel, o que devo fazer e quais os documentos necessários?


Em primeiro lugar deve ser feita uma análise de toda a documentação do imóvel, matrícula, IPTU, se existe a falta de alguma averbação, é necessário verificar se o imóvel está alienado ou não, se não estiver quitado deve ser feito o interveniente quitante (entre bancos),  para isso as parcelas devem estar em dia, verificar se existe divida de IPTU e condomínio, verificar se esse imóvel está de acordo para a avaliação do engenheiro e se cumpri as exigências das instituições financeiras,  é importante verificar tudo isso, pois, mais de 80% dos imóveis vendidos no Brasil quem compra  faz através de financiamento habitacional, existem algumas averbações na matrícula que podem impedir que se realize esse financiamento e consequentemente a venda.

É importante que os vendedores estejam atentos se o seu imóvel está apto a venda, não basta apenas a vontade e sim a regularização de toda a documentação.

Lembrando que após assinatura do contrato, pode ocorrer a cobrança de multa caso os vendedores ou o imóvel não estejam em dia com a documentação e por esse motivo ocorra impedimento para a compra por parte dos compradores, isso é quebra de contrato e a multa normalmente é alta.


Os documentos dos vendedores :

Devem ser analisados de forma minuciosa, é necessário fazer essa análise para evitar problemas futuros, atenção aos seguintes documentos e situações:


RG ou CNH estão dentro do prazo de validade? Mudou o regime de casamento?  mudou o estado civil?

Está com alguma restrição no CPF? mudou sobrenome? Deixou de votar em alguma eleição?

Caiu na malha fina da receita federal? Está regular com o sistema da receita federal? Possui alguma ação trabalhista em andamento? .


Fora a análise dos documentos pessoais dos vendedores é necessário apresentar diversas certidões do imóvel ao banco, afinal de contas seu imóvel está sendo analisado para ser a garantia da instituição financeira , por isso eles exigem diversos documentos para evitar problemas futuros ,não perderem dinheiro e nem sofrer ação judicial pela falta de atenção a esta análise.
Mais de 80% dos compradores no Brasil utilizam a forma de financiamento habitacional para adquirir o crédito e comprar o seu imóvel, por isso é necessário que a documentação do imóvel esteja regular .


Não basta querer vender é preciso se adequar as exigências de cada instituição financeira, cada banco tem uma forma diferenciada de trabalhar as regras mudam de acordo com a instituição, as exigências são diferentes de acordo a cada processo, lembre-se falamos de pessoas e cada um é diferente do outro (inclusive em sua vida financeira) , por isso cada documentação é diferenciada a única coisa em comum é que todos os documentos devem estar de acordo com a exigência de cada Banco, por isso você que é vendedor regularize.


E toda imobiliária ou corretor colocam uma cláusula dizendo que a responsabilidade pelo financiamento habitacional é de quem está comprando, mas não dizem que se ocorrer a negativa por culpa dos vendedores que esses terão que pagar a multa pela quebra do contrato.


#vendadeimoveis
#advogada
#imoveis

#corretora

#vendas

#vendoapartamento

#regularizacaodeimoveis

#iptu

#cobrancaiptu

#venderapartamento

#venderterreno

#vendoimovel

#assessoriavendas

#assessoriajuridica

#imoveissp

#terrenoavenda

#regularizeimovel

#regularimoveis

#regularimoveis

#regulamentarsaopaulo

#regulamentarimovel

Soraya Borges – Advogada em Pinheiros (Faria Lima) | Divórcio, Direito Imobiliário, e Direito Criminal

Por Soraya Santos 22 de abril de 2025
Pensão alimentícia: o que você precisa saber para garantir seus direitos
Por Soraya Santos 22 de abril de 2025
Interdição de Pessoa: Entenda Quando é Necessária e Como Funciona o Procedimento Legal
Por Soraya Santos 16 de abril de 2025
Uma consulta com um advogado pode lhe trazer inúmeros benefícios.
Por Soraya Santos 16 de abril de 2025
Quando não há herdeiros, quem fica com os bens?
Por Soraya Santos 16 de abril de 2025
Advogado especialista em Direito Imobiliário
Por ASSESSORIA 14 de abril de 2025
Tudo sobre dívida de condomínio
Por Assessoria 11 de abril de 2025
Noiva os cuidados que você deve tomar, faça contrato e saiba quem são os profissionais.
Por Assessoria 10 de abril de 2025
É IMPORTANTE FAZER O CONTRATO DE ALUGUEL
Show More