Investigação de Paternidade

Assessoria

Investigação de Paternidade , advogada em Pinheiros 11-94150-9852

O fato de registrar uma criança como seu filho e pagar a devida pensão alimentícia não impede o pai de, anos depois, pedir na Justiça o exame de DNA para que a paternidade seja realmente confirmada. 

Não são raros os casos em que as crianças são registradas durante o casamento pelo então presumido pai e, posteriormente descobre-se que não é o pai biológico. Ou, pode acontecer de o suposto pai, mesmo que não seja casado com a mãe da criança, registrar o filho em seu nome, porque acreditava ser o pai biológico, vindo a saber, mais tarde, que não o é.

 A negatória de paternidade deverá ser proposta por aquele que registrou o filho durante o período do casamento – pelo então “marido”. Já o pedido de anulação do registro civil, em tese, deverá ser feito por aquele que registrou o filho por livre e espontânea vontade, sem que a lei presumisse que ele é o pai.

 Quando se tratar do então “marido” propondo a ação para desconstituir a paternidade, ele deverá alegar que tem dúvidas se de fato é o pai biológico do filho que foi registrado com seu nome e solicitar a realização de exame de DNA.

 Comprovado por exame de DNA que o então “marido” não é realmente o pai, o seu nome poderá – se excluída a possibilidade de filiação socioafetiva, ser retirado da certidão de nascimento.

 

Importante esclarecer, ainda, que o exame de DNA negativo, por si só, não serve para retirar a paternidade. Isso porque, o ato de comparecer ao cartório e registrar uma criança é irrevogável, não sendo admitido o simples arrependimento.

O registro de um filho é algo muito sério e produz muitos efeitos no mundo jurídico, não sendo aceitável, portanto, a abordagem deste assunto de maneira simplória, banal.

Cabe ressaltar, também, que a negatória (para desconstituir) de paternidade é uma ação personalíssima, ou seja, somente o pai presumido poderá contestar a paternidade.





 FONTE
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/registrei-uma-crianca-que-nao-e-meu-filho-biologico-o-que-fazer/409989605#:~:text=Para%20resolver%20esses%20casos%20existem,visando%20a%20desconstitui%C3%A7%C3%A3o%20da%20paternidade.




A investigação de paternidade é um processo judicial que determina o pai biológico de uma criança. Pode ser iniciada por qualquer uma das partes interessadas, como a mãe, o suposto pai, o próprio filho ou o representante legal do filho.

Um processo que pode evitar diversos problemas atuais e futuros.


Investigação de Paternidade, advogado

#investigacaodepaternidade

#divorcioempinheiros

#advogadoempinheiros

#divorioextrajudicial

#advogadasorayaborges

#advogadopinheiros

#divorciocartorio

#divorciolitigioso

#advocaciaempinheiros

#advogadoimobiliario



Soraya Borges – Advogada em Pinheiros (Faria Lima) | Divórcio, Direito Imobiliário, e Direito Criminal

Por Soraya Santos 28 de outubro de 2025
Principais perguntas sobre divórcio
Por Soraya Santos 28 de outubro de 2025
A maternidade não é obrigação é uma escolha. E escolher não ter filhos é tão legítimo quanto qualquer outro caminho de vida.
Por Soraya Santos 28 de outubro de 2025
This is a subtitle for your new post
Por Soraya Santos 28 de outubro de 2025
This is a subtitle for your new post
Por Assessoria 28 de outubro de 2025
INCC: o índice que faz seu imóvel ficar mais caro antes da entrega!
Por Assessoria 28 de outubro de 2025
Quer vender seu imóvel e valorizar ao máximo? 💰 Saiba que vários fatores influenciam o preço e podem fazer toda a diferença na hora da venda!
Por Soraya Santos 30 de setembro de 2025
Se você procura um advogado na Faria Lima ou um advogado em Pinheiros
Por Soraya Santos 26 de setembro de 2025
Divórcio em São Paulo: Tire as 15 Principais Dúvidas e Saiba Como Funciona
Por Soraya Santos 24 de setembro de 2025
Financiamento Habitacional tudo o que você precisa saber.
Por Soraya Santos 24 de setembro de 2025
Divórcio e Dissolução de União Estável: o que você precisa saber
Show More